Limpeza de Condutas de Chaminés
Limpeza de Condutas de Chaminés

Nas nossas casas existem dois tipos de chaminés, as que fazem a exaustão dos vapores das nossas cozinhas quando cozinhamos e das nossas lareiras ou salamandras. A sua função é evacuar os vapores e gases perigosos.

Diferentes produtos, os mesmos riscos.

Relativamente às condutas das nossas cozinhas, os vapores que são expelidos durante a preparação das refeições são essencialmente vapor de água e gordura vegetal e animal, substância esta que tem tendência a formar uma Pelicula Gordurosa no interior das condutas das chaminés retirando-lhes capacidade de extração. Já nas lareiras e salamandras são sobretudo alcatrões e vapores orgânicos que se vaporizam quando a madeira entra em combustão durante a queima que pode ir até os 1100 graus. Quando estes entram em contato com as paredes frias da chaminé formam o Creosoto, responsável pelo maior consumo de madeira/pellets e problemas de combustão.

Estas substâncias têm ambas um risco comum: são altamente inflamáveis e quando atingem alguma espessura nas condutas entram em ignição facilmente, provocando incêndios e explosões, altamente destruidores e de difícil combate por parte dos bombeiros dentro das habitações.

Como evitar

No que diz respeito às cozinhas, limpar regularmente os filtros dos exaustores (alguns deles já preparados para serem colocados nas máquinas de lavar loiça) impede acumulação de gorduras animais e vegetais. Quanto às lareiras e salamandras é recomendável usar principalmente madeiras duras – Azinho e Sobro - e não coníferas devido a serem muito resinosas, resinas essas que contribuem para a formação do Creosoto nas paredes interiores das condutas.

A má noticia é que estas ações não chegam para manter as condutas das chaminés limpas e seguras.

Infelizmente em Portugal não existe legislação sobre esta matéria de limpeza das condutas das chaminés. A DECO refere que devem ser executadas com regularidade: 2 anos de intervalo nas condutas das chaminés das lareiras, e 5 nas condutas das cozinhas. De acordo com a Autoridade Nacional da Proteção Civil grande parte dos pedidos de socorro a incêndios habitacionais são devido a condutas que entram em ignição durante o Inverno.

Em caso de incêndio com origem numa conduta/chaminé existe ainda o risco de não cobertura por parte da Seguradora, caso seja comprovada limpeza insuficiente.

A Oxygiene recomenda uma atitude de prevenção, com inspeções regulares de modo a verificar o estado de limpeza das paredes interiores das condutas das chaminés.

 

Veja neste curto vídeo o porquê dos serviços Oxygiene serem os melhores do mercado

 

Como podemos ajudar com tecnologia avançada.

Já reparou que a limpeza de chaminés é igual desde o tempo dos nossos bisavós?

Os célebres limpa-chaminés com as suas escovas manuais fazem parte do imaginário de várias gerações. Estamos em pleno seculo XXI e a Oxygiene, através de parcerias com fabricantes internacionais e tecnologia de ponta, especializados em limpeza de condutas de exaustão, vem revolucionar o mercado com a Protub.

                      

Este robot possui caraterísticas únicas: comando à distância, sentido duplo de rotação, variação de velocidade, equipado com diversos tamanhos de escovas para adaptação perfeita compostas por nylon ou aço especial para uma limpeza total de qualquer conduta de chaminé independentemente da sua dimensão interior.

No caso das lareiras e salamandras procedemos também à total aspiração interior mecanizada e protegida com filtros EPA, de modo a não deixar qualquer vestígio da intervenção dentro da sua habitação.

No final da intervenção emitimos um Certificado com a garantia de qualidade Oxygiene.

Experimente a nova era em limpeza de chaminés com a Oxygiene!

CONTATE-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES