As medições de qualidade do ar interior QAI (Índice de qualidade do ar) fornecem uma métrica da qualidade do ar dentro e ao redor dos edifícios. Sabe-se que a QAI afeta a saúde, o conforto e o bem-estar dos ocupantes do edifício. Com este diagnóstico, entregamos aos nossos clientes um relatório que mostra os resultados da QAI e a maneira de melhorar a qualidade do ar que eles respiram regularmente, realizando ações de monitorização e purificação do ambiente, contemplando toda a solução.
Veja neste curto vídeo o porquê dos serviços Oxygiene serem os melhores do mercado
Porque a qualidade do ar é importante?
A qualidade do ar local afeta a maneira como vivemos e respiramos. Como o clima, ele pode mudar de dia para dia ou até de hora em hora. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) e sua agência local de qualidade do ar têm trabalhado para tornar as informações sobre a qualidade do ar externo tão fáceis de encontrar e entender quanto as previsões meteorológicas. Uma ferramenta fundamental nesse esforço é o Índice de Qualidade do Ar, ou QAI. A EPA e as autoridades locais usam o QAI para fornecer informações simples sobre a qualidade do ar local, como o ar não saudável pode nos afetar e como podemos proteger a nossa saúde.
O que é QAI?
O QAI é um índice que nos indica de forma regular qualidade do ar em ambientes fechados. Ele mostra o quão limpo ou não é o seu ar e quais efeitos, associados à saúde, podem ser uma preocupação. O QAI concentra-se nos efeitos na saúde que podemos experienciar dentro de algumas horas ou dias após respirar ar prejudicial. O QAI é calculado para os quatro principais poluentes do ar, regulamentados pela Lei do Ar Limpo: ozônio no nível do solo, poluição de partículas, monóxido de carbono e dióxido de enxofre. Para cada um destes poluentes, a EPA e a União Europeia estabeleceram padrões nacionais de qualidade do ar para proteger a saúde pública.
Como o QAI funciona?
Pense no QAI como um indicador métrico que varia de 0 a 500. Quanto maior o valor do QAI, maior o nível de poluição do ar e maior a preocupação com a saúde. Por exemplo, um valor de QAI de 50 representa boa qualidade do ar, com pouco ou nenhum potencial de afetar a saúde pública, enquanto um valor de QAI acima de 300 representa uma qualidade de ar tão perigosa que todos podemos experienciar efeitos graves. Um valor QAI de 100 geralmente corresponde ao padrão nacional de qualidade do ar para o poluente, que é o nível que a EPA definiu para proteger a saúde pública. Valores de QAI iguais ou inferiores a 100 são geralmente considerados satisfatórios. Quando os valores do QAI estão acima de 100, a qualidade do ar é considerada prejudicial - primeiro para certos grupos sensíveis de pessoas, depois para todos, à medida que os valores do QAI aumentam.