Nebulização vs Pulverização Electroestática - Quais as diferenças?

29/Jul/2021

 

A nova pandemia do Coronavírus originou um novo foco nos procedimentos de limpeza e desinfeção. De viagens aéreas a restaurantes e escolas, as empresas e organizações estão a tentar manter os espaços limpos e as pessoas seguras. Para muitos, isto significa abolir os procedimentos de limpeza tradicionais e adotar uma tecnologia de desinfeção nova ou renovada.

Provavelmente, já ouviu falar de nomes como “pulverizador eletrostático”, “nebulizador” e “pulverizador automático” ligados à desinfeção. Muitas pessoas presumem que todos estes são para a mesma coisa e para as mesmas ferramentas, mas não é bem assim. Embora os nebulizadores e os pulverizadores eletrostáticos pareçam semelhantes, as ferramentas foram desenhadas para finalidades diferentes e conferem resultados diferentes.

 

Tamanhos de partícula

Uma das principais diferenças entre um pulverizador eletrostático e um nebulizador é o tamanho das partículas. De acordo com a EPA, um pulverizador convencional (ou não eletrostático) que produz partículas entre 15 e 60 mícrons, é considerado um nebulizador. Na prática, a maioria dos nebulizadores produz partículas na faixa de 10-30 mícrons.

Em contrapartida, os pulverizadores eletrostáticos normalmente produzem partículas na faixa de 65-85 mícrons. Os pulverizadores com configurações múltiplas, como os pulverizadores “Victory Innovations”, podem produzir partículas tão pequenas quanto 40 mícrons e tão grandes quanto 160 mícrons.

A EPA esclarece ainda que, um pulverizador eletrostático que produz um tamanho de gota de pelo menos 40 mícrons de diâmetro, não é considerado um nebulizador.

Por que razão é que os tamanhos das partículas são importantes?

Por um lado, eles têm efeito no tempo de permanência. Uma partícula muito pequena irá evaporar mais rápido do que uma maior. Isto pode representar problemas se estiver a utilizar um desinfetante que requer um tempo de permanência mais longo.

O tamanho das partículas também afeta a sua saúde. Partículas menores, especialmente as partículas menores que 15 mícrons, podem entrar nos pulmões se forem inaladas; cria riscos para a saúde, especialmente para quem sofre de problemas respiratórios. É por isso que o nevoeiro muitas vezes obriga a que uma área seja totalmente evacuada em qualquer lugar, de algumas horas a alguns dias.

 

Compatibilidade química

Quando se trata de desinfetantes, não se quer apenas saber se um produto químico é compatível com um pulverizador específico.  Pode, inclusive, considerar se esse produto químico é realmente aconselhado e aprovado para a finalidade pretendida.

Como os nebulizadores foram originalmente desenvolvidos para aplicações de controlo de pragas, não houve uma pesquisa profunda sobre a sua segurança como método de desinfeção. A EPA aprovou um produto químico ativo para ser usado com nebulizadores com o propósito de matar o novo coronavírus: o peróxido de hidrogênio.

Para pulverizadores eletrostáticos, existem atualmente cinco produtos químicos ativos aprovados pela EPA com a finalidade de matar o novo coronavírus: hipoclorito de sódio, ácido dodecilbenzenossulfônico, amônio quaternário, peróxido de hidrogênio e ácido hipocloroso.

 

Cobertura de superfícies

Como método de controlo de pragas, os nebulizadores são uma boa solução: a névoa fina é ideal para penetrar em áreas pequenas e difíceis de alcançar em todo o espaço. Mas quando se trata de desinfeção de superfície, essas pequenas partículas não fornecem uma cobertura completa ou uniforme. Tendem a aglomerar-se ou a permanecer suspensos no ar, o que torna o espaço vulnerável a vírus ativos.

Quando se usa um pulverizador eletrostático, as partículas carregadas positivamente são, na prática, atraídas por superfícies duras e não porosas e repelem-se. O que significa uma cobertura química perfeitamente uniforme que desinfeta totalmente as superfícies e mantém-nos a todos mais seguros.

Para conhecer mais acerca dos nossos pulverizadores electroestáticos, contacte-nos e requisite uma demonstração ao vivo. geral@oxygiene.pt

[1] https://www.epa.gov/pesticide-registration/expedited-review-adding-electrostatic-spray-application-directions-use