O uso de Desinfetantes e a Qualidade do Ar Interior

10/Mar/2021

 

O USO DE DESINFETANTES E A QUALIDADE DO AR INTERIOR

A Covid-19 e a qualidade do ar interior encontram-se intimamente relacionadas. Muitos dos métodos que utilizamos no combate à pandemia envolvem a gestão do ar interior, como o aumento da ventilação dos espaços, otimizar os níveis de humidade e maximizar a eficiência de filtração do ar.

Enquanto a pandemia criou várias oportunidades para melhorar a qualidade do ar anterior nas nossas casas e locais de trabalho, por meio de ações como as anteriormente descritas, existe um perigo para o qual não estamos devidamente alertados – a escolha indevida de agentes desinfetantes.

Apesar de a desinfeção dos espaços ser claramente necessária no combate ao coronavírus, a utilização prolongada de alguns produtos desinfetantes, agravou a poluição do ar interior, tornando-o especialmente perigoso para as equipas de limpeza, que o inalam diariamente e contactam diretamente com estes produtos.

 

COMO É QUE OS PRODUTOS DESINFETANTES PREJUDICAM A QUALIDADE DO AR INTERIOR?

A maior preocupação na aplicação de desinfetantes é a libertação de Compostos Orgânicos Voláteis (COV’s) e outros vapores químicos, sendo as substâncias que contêm amoníaco e lixivia particularmente perigosos. Veremos em seguida os riscos da utilização de várias substâncias comummente utilizadas em agentes desinfetantes.

  1. Produtos com base alcoólica

Os produtos desinfetantes de base alcoólica, geralmente contêm isopropanol ou etanol.

O isopropanol, ou álcool isopropílico, é uma substância incolor e inflamável. O isopropanol tem um odor forte mesmo quando se encontra diluído. A inalação dos seus vapores provoca a irritação das vias respiratórias e está na origem de sintomas mais severos como dores de cabeça, tonturas e confusão que podem ser experienciados com o aumento da exposição a esta substância. O etanol, é um ingrediente comum a muitos desinfetantes para as mãos e quando presente em níveis mais elevados pode também afetar a nossa visão e concentração.

Os produtos Oxygiene para Higienização e Desinfeção tanto de superfícies como de mãos não contém álcool na sua composição. A gama de antissépticos para desinfeção de mãos, PROTEC, é uma solução única no mercado, não irritante, não corrosiva, especialmente concebida para utilização prolongada, oferecendo hidratação e proteção até 4h após a sua aplicação. 

 

  1. Produtos que contêm amoníaco

A amónia (NH3), é uma substância altamente perigosa quando inalada, resultando na irritação das vias respiratórias e dos olhos quando presente em pequena concentração e em dificuldade ou insuficiência respiratória, quando presente em concentrações mais elevadas. Os produtos que possuem esta substância como base, para além de gerarem vapores não têm eficácia suficiente como agentes desinfetantes, não devendo por isso, ser utilizados na desinfeção durante contexto pandémico.

Por outro lado, os Compostos Quaternários de Amónio (QAC’s), são altamente poderosos como desinfetantes e possuem propriedades bactericidas, fungicidas e viricidas totalmente eficazes contra SARS-CoV-2.

A solução de desinfeção com ação prolongada da Oxygiene, o fluído Control, tem por base compostos quaternários de amónio que lhe conferem alto desempenho como agente desinfetante de largo espetro (elimina mais de 100 agentes patogénicos, em menos de 5 minutos). Este fluído, não apresenta toxicidade para o ser humano, não é irritante nem corrosivo, sendo ainda seguro para aplicação em locais sensíveis como locais de preparação de alimentos.

O fluído desinfetante Control, é ecológico e é considerado uma alternativa segura para a desinfeção, não só de superfícies, mas também do ar interior, promovendo por isso a melhor qualidade do mesmo e a interrupção de cadeias de transmissão por via aérea.

 

  1. Agentes lixiviantes à base de Cloro

Os agentes lixiviantes à base de cloro, geralmente com hipoclorito de sódio como substância ativa, são muito populares no mundo da desinfeção, sendo o seu perigo para a qualidade do ar conhecido há muitos anos.

Produtos que contenham este tipo de substância ativa, emitem compostos orgânicos voláteis halogenados que incluem o clorofórmio e o tetracloreto de carbono que têm provável efeito cancerígeno no ser humano. Estes compostos orgânicos voláteis, podem também reagir formando matéria particulada no ar interior. Estes compostos representam uma enorme ameaça ao ar que respiramos e, como tal, ao nosso estado de saúde, especialmente quando não são tomadas precauções de segurança.

A Oxygiene aconselha a não utilização de produtos lixiviadores à base de cloro, como o hipoclorito de sódio. Caso ainda os esteja a utilizar, promova sempre a boa ventilação das áreas onde estes foram aplicados, de forma a evitar a acumulação de compostos orgânicos voláteis que estes emanam. Nestas áreas será pertinente a utilização de soluções de Purificação do Ar interior, que permitem que a matéria particulada que estes compostos formam no ar interior seja filtrada e controlada por meio de indicadores de qualidade do ar que são parte integrante destes equipamentos.

 

  1. Produtos que contêm Peróxido de Hidrogénio

Os desinfetantes à base de peróxido de hidrogénio foram desenvolvidos como alternativa mais segura àqueles que têm compostos clorados e amoníaco como substâncias ativas.

No entanto, um estudo conduzido pela Universade de Saskatchewan, determinou que estes agentes desinfetantes são capazes de criar níveis de poluição no ar interior, muito acima dos limites aceitáveis, quando utilizados em concentrações de 0,88%. Nestas concentrações, muito comuns de serem encontradas em desinfetantes, os níveis de peróxido de hidrogénio aumentaram mais de 600ppb, correspondendo a mais 600 vezes que a sua concentração no ar exterior.

Apesar de o peróxido de hidrogénio ser uma alternativa mais segura a desinfetantes contendo cloro ou amoníaco, é sempre necessário que estejamos atentos à sua concentração em demasia para que a nossa saúde não seja colocada em causa.

A Oxygiene utiliza como base dos seus protocolos de desinfeção, e com vista a remover eficazmente a carga biológica presente nas superfícies, o fluído ULTRA, que consiste numa solução de apenas 0.52% de peróxido de hidrogénio. Desta forma é garantida a máxima eficácia na desinfeção de espaços, sem que seja comprometida a qualidade do ar interior. Este fluído é inclusive amigo do ambiente, pois degrada-se totalmente em oxigénio e água após realizar a sua ação desinfetante.

 

AÇÕES PARA MINIMIZAR OS RISCOS Á SAÚDE PELA IMPLEMENTAÇÃO DE PROTOCOLOS DE DESINFEÇÃO NO ÂMBITO DA COVID-19

Apesar de alguns agentes desinfetantes constituírem um fator de risco à nossa saúde, eles são fundamentais no controlo e prevenção da pandemia por Covid-19 e são parte integrante de qualquer protocolo de desinfeção.

Felizmente, existem algumas medidas que podemos implementar para minimizar o impacto de agentes desinfetantes, na nossa saúde, seja pelo ar que respiramos, seja pelo contacto com os mesmos:

- Opte por agentes desinfetantes que sejam, não só altamente eficazes como tenham a segurança para o utilizador comprovada. Com a Oxygiene, garante desinfeção de alto nível em qualquer espaço e a total inocuidade dos produtos para com o utilizador. Todas as nossas soluções foram cuidadosamente testadas para oferecer a maior aceitabilidade por parte do ser humano e o menor impacto ambiental;

- Devemos realizar as ações de desinfeção quando as instalações a intervencionar se encontram vazias ou com o menor número de pessoas possível para que não sejam inaladas quaisquer substâncias durante a desinfeção;

- A renovação do ar interior é um fator fundamental para garantir a sua boa qualidade dentro de portas;

- Os Purificadores de Ar são uma excelente ajuda para garantir que o ar que respiramos se encontra, não só, livre de poluentes que nos são prejudiciais, como também sejam filtrados vírus, bactérias e fungos que estejam em suspensão no ar. São por isso uma forma de reduzir cadeias de transmissão de agentes patogénicos por via aérea.

- O controlo e Diagnóstico da Qualidade do ar interior é fundamental para que tenhamos a perceção dos poluentes e suas concentrações no ar que respiramos, com especial foco na matéria particulada e nos compostos orgânicos voláteis. A Oxygiene disponibiliza serviço de Diagnóstico da Qualidade do ar interior e uma gama de Purificadores do Ar especialmente selecionada para que possa monitorar estes poluentes na sua casa ou no seu negócio, garantindo um ar livre de contaminantes e um ambiente saudável.

Procure soluções de desinfeção seguras e a criação de ambientes saudáveis para a melhoria da sua qualidade de vida e estado de saúde.

 

Por uma vida saudável, opte pela Oxygiene!