FACT CHECKING – São as plantas de interior purificadores de ar da sua casa? Sim, mas…

22/Jul/2020

 

FACT CHECKING – São as plantas de interior purificadores de ar da sua casa? Sim, mas…

Existem de facto estudos e evidências que provam que as plantas beneficiam em muito a qualidade o ar interior que respiramos. Contudo, há que ter em atenção os métodos tidos em conta nos ensaios laboratoriais vs. a realidade das condições que temos em nossas casas. É neste ponto que recai toda a polémica.

Um dos estudos mais conhecidos, ocorreu no final dos anos 80 elaborado pela NASA. Nesse estudo ficou provada a existência de plantas de interior que purificavam o ar. Fonte Confiável sem dúvida. Porém temos de analisar as condições laboratoriais em que o estudo foi executado.

Michael Waring, engenheiro ambiental e especialista em qualidade do ar em interiores na Universidade Drexel, nos EUA, fez um levantamento de inúmeros ensaios e testes efetuados a 196 plantas distintas.

Waring diz que uma das experiências envolveu colocar uma planta dentro de uma pequena câmara e submetê-la a moléculas gasosas, chamadas Componentes Orgânicos Voláteis (COV’s). As experiências variaram em densidade e tempo de remoção. Um dos testes mostrou que, em apenas 24 horas, as trepadeiras comuns conseguiam remover dois terços do formaldeído a que foram expostas.

O problema destas experiências, diz Waring, é que em laboratório as câmaras densamente gasosas não simulam o ambiente doméstico ou do escritório. Ensaios laboratoriais em que plantas foram inseridas em 70 centímetros de largura e comprimento e foram expostas a vários gases circulados por um ventilador, de facto não simulam o ambiente doméstico.

A Internet está inundada com notícias, blogs e muitos pseudo especialistas a evidenciar os benefícios das plantas na purificação do ar. Mesmo os retalhistas e hortos que comercializam plantas de purificação do ar apontam para um estudo feito pela NASA como ponto de alavanca comercial dos seus produtos.

Segundo os especialistas, foi este estudo, feito há 30 anos – que mostrou que as plantas conseguiam reduzir os COV’s em pequenos recipientes hermeticamente selados – que levou os consumidores a exagerarem o efeito das plantas em casa.

“Não estamos a afirmar que estes dados experimentais estão errados”, diz Waring, “estamos a dizer que são apenas isso: experimentais”.

 

Daí a razão do Sim, Mas. As plantas trazem evidentes benefícios na purificação do ar, contudo se quisermos transportar a equivalência do ambiente laboratorial para o quotidiano de uma casa como a nossa, leva a que se conclua que precisamos de cerca de 680 plantas para uma casa com aproximadamente 140m2, área de um normal T3… Ou seja, uma autêntica selva em nossa casa.

Essa seria a quantidade mínima para que haja uma redução de COV’s em quantidades suficientes para impactar a qualidade do ar e para que a folhagem realmente entre na batalha contra as toxinas.

As plantas, apesar de removerem os COV’s, fazem-no tão lentamente que não conseguem competir com os mecanismos de circulação de ar já existentes nos edifícios", diz Waring.

No entanto, as plantas de interior têm outros benefícios para a saúde além da melhoria da qualidade do a, pelo que não precisamos de criar uma selva de parede a parede para desfrutar.

Mesmo uma quantidade razoável de plantas pode melhorar a qualidade do ar interior. Então, por que não adicionar algumas plantas ao seu espaço?

Embora seja necessário encher sua casa ou escritório com quantidades ridiculamente enormes de plantas para reduzir os níveis de COV’s, as plantas de interior podem trazer outros benefícios para a sua saúde e melhorar a qualidade do ar que respira. As plantas de interior podem; 

  • Reduzir a irritação nos olhos, ouvidos, nariz e garganta; • prevenir ou facilitar a tosse e congestão;
  • Diminuir o stress;
  • Aumentar sua capacidade de atenção.

As plantas de interior reduzem os níveis de dióxido de carbono (CO2) e aumentam a humidade relativa. Em outras palavras, as plantas ajudam a evitar o ar viciado e agem como um humidificador natural, que pode impedir ou aliviar a irritação nos olhos, nariz, garganta e até nos pulmões.

Além de melhorar a qualidade do ar, as plantas fazem com que as pessoas se sintam melhor. Interagir com suas plantas de interior pode reduzir o stress, por exemplo. Isso não significa que você precise conversar com seu aloe vera, a menos que queira. Transplantando, podando, ou regando suas plantas de interior vai produzir esse efeito de redução do stress.

 

A Genética e o Futuro das plantas de interior para purificação de ar

Embora as plantas não substituam a ventilação adequada nem assegurem a 100% uma qualidade do ar interior saudável, uma equipa de cientistas da Universidade de Washington liderada pelo engenheiro ambiental Stuart Strand, desenvolveu uma planta doméstica que pode melhorar o contexto de desintoxicação do ar interior. É aqui que entra a genética aplicada à natureza. A planta escolhida foi a hera pathos, ou a hera do diabo, como é vulgarmente conhecida, e foi modificada geneticamente através da introdução de uma proteína que se encontra no fígado dos mamíferos. É a mesma proteína produzida pelo nosso organismo para quebrar a estrutura molecular do álcool que ingerimos. Após modificar geneticamente a os pesquisadores fizeram um ensaio comportamental com os poluentes o clorofórmio e o benzeno.

Os cientistas colocaram a planta em uma câmara de vidro com um desses dois poluentes comuns e passados de três dias, o nível de clorofórmio caiu 82% e, após oito dias, o nível de benzeno caiu 75%. Considerável a quebra desses índices contaminantes. Atualmente, esta poderosa unidade de purificação do ar está disponível no Canadá e os investigadores estão em stand-by para receber a aprovação do Departamento de Agricultura para a sua comercialização nos Estados Unidos. Enquanto isso, você pode aproveitar alguns benefícios das plantas que em seguida enumeramos, ou obter a hera pathos não modificada, porque, se os investigadores a escolheram, foi decerto por um bom motivo.

Plantas de Interior que purificam o ar

Vejam o vídeo do canal do Youtube dedicado ao paisagismo chamado “Vida no jardim” onde a Lúcia Borges especialista paisagista nos indica quais o top 10 de plantas que ajudam a purificar o ar.

Este foi o Top 10 de uma lista imensa de plantas geradoras desse benefício de purificação do ar.

  • Ficus (Ficus Beijamina)
  • Palmeira Rafis (Raphis excelsa)
  • Palmeira Areca (Dypsis lutescens)
  • Dracenas pleomele (Dracaena reflexa)
  • Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)
  • Jubóia (Epipremum pinnatum)
  • Antúrio (Anthurium andreanum)
  • Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii)
  • Clorofito (Chlorophytum comosum)
  • Samambaias (Nephrolepsis exaltata)